quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Vigilância Sanitária em Itaperuna revela dados positivos


O atendimento foi ampliando, passando a funcionar das 5h às 21h

A Vigilância Sanitária fica na Rua Satiro Garibalde, 217, altos, no Centro

Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária é o órgão que cuida da proteção da saúde da população em diversos aspectos. Combate tudo que promove risco à saúde da população, no sentido de evitar e prevenir.

Focos de insalubridades, controle de zoonose, segurança do trabalhador, inspeção em estabelecimentos de gêneros alimentícios (supermercados, açougues, bares, frigoríficos e outros), inspeção em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços (farmácias, consultórios médicos, hospitais, hotéis, salão de beleza e outros), além de inspeções diversas (habitações, hortas, chácaras, piscinas, terrenos baldios e outros), são algumas das atividades da Vigilância Sanitária. 

O coordenador Humberto Roque Nuss Teixeira revelou pontos positivos em 2011. “Com o processo seletivo, nossa equipe aumentou. Tínhamos apenas uma equipe de fiscalização, agora, temos quatro equipes atuando continuamente”, diz. O atendimento também foi ampliando, passando a funcionar das 5h às 21h. Ainda segundo o coordenador, houve um trabalho de regulamentação dos cavalos no distrito de Raposo.

Humberto também destacou o número de licenças expedidas. “Na gestão passada foram 150 licenças expedidas. Hoje, já foram 912 licenças expedidas. Ampliamos consideravelmente a fiscalização”, declara. Mais de 200 reclamações foram atendidas pela Vigilância Sanitária neste ano.

Os medicamentos impróprios para o consumo também são de responsabilidade do setor. Existem fiscalizações periódicas e quando detectado o problema, os remédios são retirados das prateleiras. Outra responsabilidade, refere-se a animais de grande porte (eqüinos e bovinos). Quando soltos em via pública, são apreendidos pela Vigilância Sanitária.

A Vigilância Sanitária fica na Rua Satiro Garibalde, 217, altos, no Centro. Melhores informações podem ser obtidas através do telefone (22) 3824 6314.

Nenhum comentário:

Postar um comentário