quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Estratégia Saúde da Família em Itaperuna


A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem sido de fundamental importância nos bairros e distritos
A cidade de Itaperuna, localizada no Noroeste Fluminense, tem trabalhado em prol da Saúde de seus munícipes. A Estratégia Saúde da Família (ESF), por exemplo, tem sido de fundamental importância nos bairros e distritos, promovendo atenção básica aos pacientes.

Algumas unidades ainda trazem na fachada a sigla PSF – Programa Saúde da Família – que será substituída posteriormente por ESF. Os serviços prestados nos postos de saúde são gratuitos à população, que pode realizar consultas e ainda recebe atendimento domiciliar dos agentes de saúde.

“Se um paciente precisar fazer curativo e não puder se locomover, por exemplo, nós encaminhamos um enfermeiro até a casa desse paciente”, explica Gesiney Botelho, coordenador do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (NICES). O coordenador ainda disse que em determinados casos a visitação domiciliar é diária.

ESF, valorização dos aspectos que influenciam a saúde das pessoas fora do ambiente hospitalar
A ESF é um tipo de estratégica de reorganização dos serviços e de reorientação das práticas profissionais no nível de assistência, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação. Um dos pontos positivos é a valorização dos aspectos que influenciam a saúde das pessoas fora do ambiente hospitalar.

O prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, não tem medido esforços para melhorar a situação da Saúde no município. O prefeito tem enfrentado alguns desafios no setor, no entanto, disse que está disposto a trabalhar firme para solucionar as adversidades. Paulada também tem se empenhando bastante em outras áreas de fundamental importância para o desenvolvimento do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário