quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Reunião do Conselho de Gestores de Defesa Civil


A monitoração por telemetria é uma importante conquista para a região
Aconteceu recentemente uma reunião do Conselho de Gestores de Defesa Civil, juntamente com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e o Instituto Estadual de Ambiente (INEA), na cidade de São João da Barra/RJ.

Na oportunidade o INEA apresentou o atendimento, referente ao pedido das unidades da Defesa Civil do Noroeste do Estado (em que a Defesa Civil Municipal de Itaperuna sempre esteve presente neste pleito) referente à monitoração por telemetria das oscilações do nível do rio e a quantidade de precipitação pluviométrica, para que cheguem de forma online de 15 em 15 minutos.

A reunião do Conselho de Gestores de Defesa Civil aconteceu em São João da Barra/RJ
Essa informação vai chegar às unidades da Defesa Civil das bacias dos rios Muriaé, Carangola e Pomba, como também no INEA e nas corporações de Bombeiros, que ficarão sabendo o que está ocorrendo em tempo real, nas cidades em torno dos rios, podendo assim fazer uma previsão do tempo em que as inundações graduais vão atingir as cidades.

Esse é o começo, pois ainda é necessário que a população seja treinada para que esses alertas sejam eficazes na prevenção da perda de vidas e bens. O sistema tem pouca eficiência nas inundações bruscas, como foi o caso da região serrana do Rio, pois nessas situações, não há tempo suficiente de emitir os alertas necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário