quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Secretaria de Saúde de Itaperuna promove palestras


Foram realizadas uma série de palestras sobre conjuntivite e dengue no auditório da Parmalat
A Secretaria de Saúde de Itaperuna, através do Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES), realizou recentemente uma série de palestras sobre conjuntivite e dengue no auditório da Parmalat.

As palestras fazem parte da “Ação de Saúde: escolas e empresas, unidos na prevenção das doenças em Itaperuna”, que está sendo realizada em instituições escolares, industriais, comerciais, religiosas, dentre outras localizadas no município. As palestras foram proferidas pelo coordenador do NICES Gesiney Botelho e o enfermeiro José Paulo Ferreira.

Na Parmalat, a visita dos técnicos do NICES aconteceu devido ao fato de alguns operários terem contraído conjuntivite. Sendo assim, a equipe do NICES somou forças juntamente com o setor de Segurança do Trabalho da empresa, através do responsável Bruno César de Paula, possibilitando a intensificação das ações de orientação sobre a doença.

Com uma linguagem de fácil entendimento, o enfermeiro José Paulo abordou a incidência de casos da doença em Itaperuna e explicou que o acontecido na empresa foi um surto, ou seja, tipo de contágio que se restringe a uma pequena área e bem delimitada. O enfermeiro disse ainda, que quando há casos da conjuntivite em forma de epidemia, onde o aumento excessivo da doença se estende por todo o município, o agravo é monitorado pelas autoridades da Vigilância Epidemiológica, que trabalha junto à população as orientações necessárias para o corte da transmissão.

Para o técnico de Segurança do Trabalho Bruno César, a palestra foi de grande valia para a empresa e para os funcionários, pois a mostra dos slides, com as formas da doença causou impacto nos funcionários. Ainda de acordo com o técnico, a empresa já disponibilizou álcool gel para todos, a fim de fazer a higiene das mãos e o cortar o contagio entre os seus funcionários.

Já o coordenador do NICES Gesiney Botelho, explanou sobre os cuidados que toda a comunidade deve ter sobre a dengue. Ele informou que a Secretaria de Saúde, através do NICES e da CVAS – Vigilância Ambiental em Saúde, por determinação do secretário de Saúde Crebylon Nino Gonçalves, tem desenvolvido várias ações para conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. “A conscientização junto à população, ainda é a arma mais eficaz no combate para o controle do mosquito”, garante Gesiney.

Os técnicos ainda distribuíram folders, panfletos e cartazes com as orientações necessárias sobre as doenças e os cuidados necessários para evitar o contágio. A Secretaria de Saúde disponibiliza seus serviços de saúde em todas as Unidades de Estratégia da Família do município, onde profissionais capacitados estão disponíveis para diagnosticar e tirar qualquer dúvida da população sobre qualquer doença.

A conjuntivite - é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. O branco do olho (esclera) é coberto por uma película fina chamada conjuntiva, que produz muco para cobrir e lubrificar o olho. Normalmente, possui pequenos vasos sangüíneos em seu interior, que podem ser vistos através de uma observação mais rigorosa. Quando a conjuntiva se irrita ou inflama, os vasos sangüíneos que a abastecem alargam-se e tornam-se muito mais proeminentes, causando então a vermelhidão do olho. Em geral, acomete os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar seqüelas.

Medidas de prevenção e controle

Medidas de higiene pessoal em centros de assistência, bem como o tratamento adequado dos casos constituem as principais medidas de prevenção. Em relação à população, recomenda-se:

Ø  Procurar assistência médica na ocorrência de sinais e sintomas de conjuntivite, evitando a automedicação;

Ø  Higiene pessoal, principalmente quanto à lavagem de mãos freqüente e uso de lenços descartáveis;

Ø  Uso individual de toalhas, maquiagem para os olhos, soluções oftálmicas e outros medicamentos de uso ocular;

Ø  Troca diária de fronhas;

Ø  Evitar freqüentar locais aglomerados quando da ocorrência de sinais e sintomas de conjuntivite: creches, escolas e local de trabalho;

Ø  O melhor tratamento para a conjuntivite é a limpeza constante do local. Portanto, se os sintomas persistirem, procure um oftalmologista.

FONTE: NICES

Nenhum comentário:

Postar um comentário