quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Em Itaperuna, projeto PAIS está a todo vapor

À direita, o técnico em agropecuária Rogério Garcia de Almeida
Implantado há pouco tempo em Itaperuna/RJ, com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e ampliar a renda dos produtores que sobrevivem da atividade rural, o projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), através de uma parceria do SEBRAE, Banco do Brasil, BNDES, Ministério da Integração Social e com total apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Itaperuna, está a todo vapor.

O projeto PAIS é uma tecnologia social de baixo custo que visa o manejo agroecológico da produção. O modelo convida os produtores ao desenvolvimento sustentável, estimulando a agricultura orgânica por meio de um processo produtivo sem uso de agrotóxicos. Dessa forma, busca reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade, apoiando o manejo adequado dos recursos naturais, incentivando a diversificação da produção e evitando o desperdício de alimentos, água e energia.

Segundo Rogério Garcia de Almeida, técnico em agropecuária e consultor responsável, o projeto proporciona assistência técnica aos produtores, além de capacitação em empreendedorismo e técnicas de vendas. Ainda de acordo com ele, no dia 27 de agosto haverá uma Feira Agroecológica, no mesmo local onde acontece a tradicional feira de Itaperuna, uma excelente oportunidade para a comercialização dos produtos do PAIS.

Para o secretário Municipal de Agricultura Décio Zampiér, a produção de alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos, é uma das metas do programa “Fartura no Campo”. Esse programa busca aumentar a produtividade do homem do campo de maneira simples e bem planejada, sempre focando o gerenciamento das propriedades.

Antes: O modelo estimula a agricultura orgânica

               Depois: O projeto já apresenta resultados positivos
A Secretaria de Agricultura de Itaperuna disponibiliza técnicos e equipamentos para que o produtor rural possa ter melhores condições de trabalho. Um dos objetivos do “Fartura no Campo” é incentivar a diversificação das atividades, como hortifrutigranjeiro, avicultura, piscicultura, suinocultura, apicultura e leite, o que possibilita ao produtor alternativas para a multiplicação da renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário