terça-feira, 9 de agosto de 2011

Aula inaugural da Funita no teatro do SESI


Presidente da Funita Marcelo Damasceno
Aconteceu no dia 09 de agosto, no teatro do SESI em Itaperuna/RJ, aula inaugural – referente ao segundo semestre – da Fundação Universitária de Itaperuna (Funita). Na oportunidade, o presidente da Funita Marcelo Damasceno conversou com alunos e convidados, e compartilhou inúmeras conquistas.

Uma delas, a revitalização do espaço no Centro Poliesportivo, proporciona a adequação do ambiente de aprendizagem, conforme as normas do Conselho de Educação. Além disso, a climatização da biblioteca, melhor estruturação da sala dos professores, inclusive com acesso à Internet sem fio, já tem feito diferença. Também tiveram os espaços adequados a secretaria acadêmica, direção e coordenação.

Outras conquistas foram anunciadas, dentre elas, aquisição de carteiras universitárias, carteirinha de estudantes e novos livros para a biblioteca, aproximadamente 80 volumes, sempre primando pela atualização bibliográfica. Damasceno ainda disse que a Instituição vai oferecer outros cursos.

“Já tivemos a aprovação de cursos de pós-graduação e extensão. Serão três cursos de pós e 20 cursos de extensão universitária. Falta apenas adequarmos o espaço físico e horário dos professores. Serão aproximadamente 200 vagas gratuitas para a população”. O presidente ainda destacou que os editais já estão preparados, conforme a legalidade exige.

A Funita também quer ouvir o seu estudante. Foi criada a Comissão Própria de Avaliação (CPA), que permitirá melhor interação entre alunos e Fundação. Através da CPA, o estudante pode avaliar a Instituição, seguindo requisitos pré-estabelecidos, de maneira que a avaliação possa trazer benefícios para todos.

Valber Meireles, professor e nutricionista, foi o palestrante convidado
Valber Meireles, professor e nutricionista, foi o palestrante convidado. Durante a aula inaugural, ele abordou algumas questões sobre a ‘Educação Física Escolar’. Segundo o nutricionista, “a maioria das nossas escolas não está preparada para atividades físicas”, diz. Valber ressalta a importância de adequar espaços – cita as praças públicas – e a lutar pelo direito ao lazer.

Funita deseja investir em pesquisas

O presidente da Funita Marcelo Damasceno revelou que existe uma proposta de convênio com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), com o intuito de ampliar as possibilidades de pesquisa. Damasceno ainda disse que a Funita está desenvolvendo um portal e brevemente será disponibilizado.

A ideia é construir uma agenda eletrônica, de forma que aluno e professores possam usufruir dessa plataforma, além de possibilitar um espaço para divulgação e publicação de artigos científicos, pesquisas e demais atividades acadêmicas. A Funita também pretende financiar pesquisas aos professores que possuem mestrado e doutorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário