quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Saúde do homem também é prioridade em Itaperuna


Saúde do homem também é prioridade em Itaperuna
 Saúde do homem também é prioridade em Itaperuna. Essa afirmativa demonstra que o município itaperunense está comprometido com a saúde de todos e vem atuando consideravelmente na busca de melhor qualidade de vida para a população.

Recentemente, a Secretaria de Saúde de Itaperuna, através do Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES), montou um estande informativo, no pátio do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, onde aconteceram orientações de promoção e prevenção voltada à saúde do homem. Cerca de 100 homens foram orientados pelos técnicos do NICES.

O enfermeiro José Paulo Ferreira e o técnico Raul de Oliveira fizeram explanações a respeito dos tipos de doenças e agravos que mais afetam os homens, como os cânceres de próstata, pele e pênis. Fatores como violência, acidentes de trabalho, tabagismo, álcool, doenças cardiorrespiratórias, diabetes e outras, também foram abordados. Segundo o enfermeiro, esse tipo de abordagem desperta na população masculina o interesse pelo autocuidado, de forma que o homem se preocupe mais com a vida e busque uma unidade de saúde para acompanhamento clínico.

O técnico Raul confirmou que as informações e orientações são dirigidas tentando sensibilizar a população masculina a buscar as Unidades de Estratégia da Família em seus bairros. “Existem inúmeros serviços oferecidos na rede de saúde municipal, como consultas médicas e odontológicas, além de medidas de prevenção e planejamento familiar”, ressalta o técnico.

Já o coordenador do NICES Gesiney Botelho disse que as tendas informativas têm como finalidade produzir ações educativas e de conscientização. “Estamos também realizando a divulgação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, lançada em 2009 pelo Ministério da Saúde, como uma das prioridades da política de saúde do SUS”, ressalta. A criação desta política surgiu para que os municípios instituam seus programas voltados à saúde dos homens, classe tão arredia a tratamentos médicos.

“Criar acessos facilita e amplia os serviços especializados prestados à população masculina. A maioria dos homens foge das consultas médicas, por isso, se a iniciativa se fortalecer, teremos uma resposta positiva em relação aos cuidados das doenças que afetam os homens, que sem sobra de dúvida, é um grande problema de saúde pública”, finaliza Gesiney.

Na ação foram distribuídos materiais educativos, aproximadamente 200 unidades de folders sobre cânceres de próstata, pênis e pele, além de material sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST e tuberculose.

Dicas e Aconselhamentos:

ü  Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. A discussão sobre o câncer de próstata merece atenção especial: em contraste com a elevada incidência, percebem-se, por outro lado, altas taxas de cura dos pacientes quando a doença é detectada em fases iniciais;

ü  Fique atento aos cuidados para prevenir o câncer: em cada seis homens com mais de 50 anos e até metade dos que têm mais de 80 anos apresenta câncer de próstata;

ü  Quem possui antecedentes familiares de câncer de próstata tem maior chance de desenvolver a doença. Os riscos aumentam gradativamente quando um parente de 1º grau (pai ou irmão) é acometido pelo problema, aumentando a probabilidade, freqüentemente, antes dos 50 anos.

FONTE: Ministério da Saúde do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário