terça-feira, 30 de agosto de 2011

Itaperuna amplia combate à Dengue com ações nos bairros e distritos



A Secretaria de Saúde de Itaperuna atendeu a determinação do prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, em adotar medidas para prevenir a Dengue no município. Uma série de visitas foi realizada recentemente em bairros e distritos, onde os agentes verificaram a cobertura das caixas d’água e realizaram outros procedimentos.

A Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) está recebendo denúncias de locais que possam levar risco aos moradores. A CVAS está situada na Rua Lenira Tinoco Calheiros, 38, altos, Centro.

Hoje, a CVAS tem um quadro de 54 agentes de campo e 44 profissionais de apoio e administrativo para este trabalho. “A Vigilância Ambiental em Saúde está aplicando um conjunto de ações para proporcionar ainda mais o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde”, diz Sebastião Airson Ferreira, coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde. 

Atividades realizadas pela CVAS

Pesquisa larvária em imóveis para levantamento de índice (02 em 02 meses) e descobrimento de focos nas localidades infestadas e em armadilhas e pontos estratégicos (15 em 15 dias); eliminação de criadouros tendo como método de primeira escolha o controle mecânico (remoção, destruição, vedação etc); realização de tratamento focal e perifocal como medida complementar ao controle mecânico, aplicando larvicida, se necessário; orientação à população com relação aos meios de se evitar a proliferação dos vetores e, havendo necessidade, proceder o encaminhamento aos serviços de saúde os casos suspeitos de Dengue.

A coordenação também vem trabalhado em parceria com as associações de bairros, escolas, associações de moradores e unidades que estejam localizadas em sua área de trabalho, além disso, tem trabalhado dentro de um Calendário Epidemiológico no qual realiza campanhas, palestras e visitações. Dentro deste calendário está o ‘Dia D Municipal’, iniciativa que objetiva criar estratégias de combate ao vetor.

O ‘Dia D Municipal’ vai acontecer em 17 de setembro, em frente à Concha Acústica, com a participação de várias escolas e instituições da cidade. A Coordenação de Vigilância Ambiental funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h.  Informações e atendimento através dos telefones (22) 3824-6293 / 3824-2853.

Informações também através do blog: http://dengueducacao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário