sexta-feira, 27 de maio de 2011

Itaperuna vai receber a Esquadrilha da Fumaça

O evento será no dia 24 de junho
A cidade de Itaperuna/RJ vai receber a Esquadrilha da Fumaça no dia 24 de junho. Num primeiro encontro, ocorrido no dia 26 de maio, o capitão Márcio da Costa Correia e o suboficial Waldemar Prieto Júnior estiveram conversando com o prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, para acertar detalhes sobre a apresentação.
Durante o encontro, os pilotos apresentaram algumas solicitações que deverão ser cumpridas para que haja o evento. Dentre elas, escolta policial a fim de liberar o trânsito, unidades de ambulância e Corpo de Bombeiros disponíveis para pilotos e público, vigias para as aeronaves, sala específica para guardar equipamentos, bem como detalhes sobre translado, alimentação, hospedagem e outros.
O capitão Márcio ainda deu algumas dicas para que o evento saia a contento. “É importante que se cumpra os horários e que as especificações sejam atendidas”, diz. O piloto ainda alertou para o fato de a maioria das cidades não disponibilizarem um bom equipamento de som. Segundo ele, a falta de um equipamento adequado para a locução – de um dos pilotos – faz com que a população acabe se dispersando e não acompanhe devidamente a apresentação.
Suboficial Waldemar Prieto Júnior, prefeito Paulada e o capitão Márcio da Costa Correia
O prefeito Paulada está disposto a cumprir todas as observações apontadas, a fim de presentear a população de Itaperuna com o show da Esquadrilha da Fumaça.
As primeiras fumaças
Na primeira técnica para a produção de Fumaça, os cambalhoteiros utilizavam um óleo que queimava na saída do escapamento, porém com uma fumaça muito fina. Os aviões Fouga Magister foram os primeiros a produzirem fumaça colorida. Pelas características dessas aeronaves, os pilotos podiam utilizar uma mistura de tetracloreto de carbono com anilina, podendo variar as cores dos rastros.
Os atuais Tucanos utilizam uma versão melhorada da primeira a idéia inicial do T-6, diminuindo assim o peso do equipamento e exibindo uma fumaça mais densa e visível ao público. O sistema é composto de uma pequena bomba elétrica que injeta o óleo fino no escapamento. Este óleo é proveniente do tanque instalado no bagageiro da aeronave. Neste sistema, o avião melhora seu rendimento e mobilidade, bem mais eficiente que o sistema anterior.
O sistema anteriormente utilizado, nos Tucano T-27 era composto de 2 kits instalados nas asas. Pelo seu alto peso (125 libras) implicava em grande consumo de combustível, piorando também a aerodinâmica, implicada pelo grande arrasto. (Fonte: Site Oficial da Esquadrilha)

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