segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Feira de produtos agroecológicos em Itaperuna



Quem visitou a Feira da Beira Rio no último sábado (03), em Itaperuna/RJ, teve uma agradável surpresa. Em uma das quadras foi montada uma série de barracas padronizadas, comercializando produtos agroecológicos.

A preocupação em não usar agrotóxicos e buscar equilíbrio ambiental, de maneira a evitar a degradação do meio ambiente é uma das preocupações da Secretaria Municipal de Agricultura. “O prefeito Fernando Paulada tem se mostrado bastante sensível às causas do produtor rural, bem como tem buscado encontrar soluções viáveis para preservar o meio ambiente. Além disso, temos os nossos parceiros e uma equipe técnica que desenvolve um excelente trabalho”, diz Décio Zampier, secretário de Agricultura.

Com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e ampliar a renda dos produtores que sobrevivem da atividade rural, o município de Itaperuna ‘abraçou’ o projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), através de uma parceria do SEBRAE, Banco do Brasil, Ministério da Integração Social e com total apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.

O projeto PAIS é uma tecnologia social de baixo custo que visa o manejo agroecológico da produção. O modelo convida os produtores ao desenvolvimento sustentável, estimulando a agricultura orgânica por meio de um processo produtivo sem uso de agrotóxicos. Busca reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade, apoiando o manejo adequado dos recursos naturais, incentivando a diversificação da produção e evitando o desperdício de alimentos, água e energia.

Durante a feira, os produtores puderam negociar pessoalmente a produção, evitando a figura do ‘atravessador’. “O produtor tem uma melhor remuneração e todo o dinheiro circula dentro do município”, lembra Décio. A Secretaria Municipal de Agricultura apoia todo o processo, desde o preparo do solo até a comercialização, sempre primando pelo apoio logístico e a orientação técnica. Hoje, no município, existem 15 módulos de produção, beneficiando diretamente cerca de 200 pessoas.

O secretário Décio Zampier ainda lembrou que recentemente foram colhidas 10 toneladas de abóbora e que existe uma grande expectativa de que a produção dos agricultores assistidos pelo PAIS ultrapasse 100 toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário