segunda-feira, 18 de julho de 2011

VI Conferência Municipal de Saúde

“Saúde e Educação são prioridades da nossa administração”, diz Paulada

A VI Conferência Municipal de Saúde em Itaperuna/RJ aconteceu no dia 16 de julho, no auditório da Fundação São José, com o tema “Todos usam o SUS”. Na oportunidade estiveram presentes o prefeito de Itaperuna Fernando Fernandes, o Paulada, e demais autoridades, todos interessados na construção de uma política de saúde pública voltada ao bem estar do cidadão.

Coube ao prefeito Paulada realizar a abertura oficial do evento. “Saúde e Educação são prioridades da nossa administração. Essa conferência é de suma importância, pois teremos oportunidade de trocar experiências e ideias, para trabalharmos pela melhoria da Saúde”, diz o prefeito. Para o secretário Municipal de Saúde Crebylon Nino, o evento é uma oportunidade ímpar, no sentido de aprimorar os serviços prestados. “É uma grande oportunidade para ouvir, dialogar, trocar ideias, bem como traçar diretrizes para a melhoria da Saúde em nosso município e região”.

O secretário ainda agradeceu o apoio do prefeito Paulada e ressaltou as últimas conquistas na área de Saúde, dentre elas a inauguração da UPA e o funcionamento de todos os postos do Programa de Saúde da Família (PSF). Já o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde José Carlos Mendes Martins ressaltou a responsabilidade que o município de Itaperuna tem para com a Saúde. “Nós sabemos da responsabilidade que o município tem com a Saúde. E, afirmo que o melhor plano de saúde que temos é o SUS”, ratifica. O vice-presidente disse que quando precisou de um determinado medicamento, teve que recorrer ao SUS, pois o plano de saúde não lhe garantia a referida medicação.

A conferência aconteceu nos períodos da manhã e tarde, onde prevaleceu o espaço democrático para discussões, debates e avaliação das situações da saúde no município, de acordo com os princípios e as diretrizes do SUS. Em todas as conferências, a representatividade é exercida por diversos setores da sociedade, que são convidados a se reunirem para expor suas ideias.

Dentre diversos assuntos abordados, a VI Conferência Municipal de Saúde destacou o acesso e acolhimento com qualidade; política de saúde municipal segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; participação da comunidade e controle social; gestão do SUS; pacto pela Saúde e relação Público X Privado; além da gestão do sistema do trabalho e importância da educação em saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário