quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Privilegiando o pequeno produtor rural


Secretaria de Educação de Itaperuna compra alimentos do produtor familiar

Depois de alguns meses planejando e buscando alternativas para comprar alimentos diretamente com o produtor rural, a Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna realizou a primeira compra no dia 08 de novembro. A ideia em princípio é destinar 30% da verba da merenda escolar para compra de alimentos com produtores da cidade, uma iniciativa que beneficiará inúmeras famílias.

“Não existe mais entrave burocrático para comprar diretamente com os produtores”, ressalta Anderson Luiz, diretor Geral de Administração da Secretaria Municipal de Educação. No primeiro momento foram comprados aproximadamente 5.000kg de alimentos, sendo, tomate, pimentão, abóbora, maracujá, beterraba, inhame, aipim, limão e outros, além de almôndega de peixe e filé de tilápia.

Para Virgimar Cler, presidente da Colônia de Pescadores Z-20, que tem sido de fundamental importância para o sucesso do empreendimento, a Secretaria de Educação está se destacando no apoio ao produtor familiar. “Precisamos divulgar o trabalho da agricultura familiar e a Secretaria está sempre de portas abertas. Isso só está dando certo por que o secretário Borracha ouviu todos e tudo foi montado da base, com os trabalhadores”, explica.

Bernardo Araújo, presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (COOPAFERJ), não poupou elogios à Secretaria de Educação. “Se todas as secretarias tivessem a vontade política que a Secretaria de Educação de Itaperuna teve, o Brasil seria um lugar melhor. São apenas oito municípios que fazem um trabalho como esse em todo o Estado do Rio”, diz.

Segundo José Luiz Ribeiro, o Borracha, secretário Municipal de Educação, a valorização do trabalhador rural e a distribuição de renda também estão nos planos da Secretaria. Ele ainda destacou o apoio incondicional do prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, bem como do secretário de Agricultura Décio Zampier e equipe. “Estamos todos somando forças para que o programa aconteça. No início, tudo é complicado, mas as coisas já estão se ajustando. Estamos dando todas as condições necessárias para o produtor familiar e nos estruturando, para montar um centro de distribuição”, finaliza.   




Nenhum comentário:

Postar um comentário