quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dia Mundial do Coração é lembrado em Itaperuna


O Dia Mundial do Coração foi lembrado em Itaperuna, interior do Estado do Rio de Janeiro. A ação de Educação em Saúde, instituída pela Secretaria de Saúde de Itaperuna, através do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (NICES), comemorou o Dia Mundial do Coração, que teve o seguinte slogan: “ouça quem realmente é seu amigo do peito”.

Segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de óbitos atribuídos a doenças do coração chegam a marca de 17,3 milhões de pessoas/ano. Ainda pela OMS, 80% das vítimas com problemas cardiovasculares, encontram-se em países de baixa renda. Estima-se que 23,6 milhões de pessoas morram de problemas cardiovasculares até 2030.

Considerando essas estatísticas, o NICES e o Programa de Agentes Comunitárias de Saúde (PACS) realizaram atividades de aferição de pressão, palestras, abordagem com mensagem educativa, distribuição de folder e cartilhas, onde são mostradas o quanto é sério conservarmos a saúde do coração. As ações aconteceram no pátio do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

Aproximadamente 150 pessoas foram atendidas com aferição da pressão arterial, cerca de 40 tiveram a pressão entre 150 e 160/90 mmHg e foram orientadas a se encaminharem ao Posto de Urgência, com pressão alta. Em termos gerais, considera-se uma combinação de valores de 120/80 mmHg ideais para a pressão do ser humano.

De acordo com o médico cardiologista José Carlos Soares Martins, entre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis, atribuídas ao aparelho circulatório, as que evidenciam mais os óbitos no Brasil em qualquer idade, são as doenças cardiovasculares. Dentre os fatores de risco que permeiam esses agravos, podemos citar a Hipertensão Arterial, que quando não controlada passa a ser o ‘carro chefe’ da enfermidade coronária.

Outras aspectos, são as associações de doenças como Diabetes tipo 2, (não insulinodependentes), altas taxas de colesterol,  unidos a estilo de vida sedentária, obesidade, uso de cigarros , excesso de bebidas alcoólicas, traumas ligados ao cotidiano, absorção de  problemas em ambiente de  trabalho, preocupações/conflitos familiares, depressão/ansiedade, quando, administrando  esses fatores com coerência e conseguindo ter um bom equilíbrio emocional,  com certeza  daremos mais saúde e longevidade ao nosso coração. O cardiologista diz ainda que “o grande segredo para uma expectativa de vida maior e com qualidade, esta na adoção de hábitos saudáveis, seguido de uma boa alimentação”.

Dieta Mediterrânea – essa dieta é uma boa opção para a prática alimentar de quem quer ter qualidade de vida, não somente na saúde coronária, mais também uma vida saudável e sustentável, em todos os aspectos. A dieta se baseia em baixo consumo de carnes, alto consumo de vegetais (verduras e legumes), consumo de peixes, uso do azeite de oliveira (sem aquecimento), frutos oleaginosos (castanhas, nozes, amêndoas, avelãs) e outros frutos.

Gesiney Botelho da Silva, coordenador do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (NICES), disse que a Secretaria de Saúde segue o calendário do Ministério da Saúde, que tem no dia 29 de setembro, como o dia voltado ao Dia Mundial do Coração. “Essas datas são seguidas a rigor, com a iniciativa do próprio secretário de Saúde Crébylon Nino Gonçalves, que também é cardiologista. A data foi criada com intuito de promover a saúde coronária e conscientizar as pessoas para que tomem medidas preventivas a fim de cuidar melhor de seu coração”, finaliza Gesiney.


Atenção para os sinais e sintomas de um possível ataque cardíaco:

ü  Uma pressão desconfortável no peito ou nas costas que demora mais do que alguns minutos para ir embora;

ü  Dor súbita no peito, irradiando-se, com freqüência, para braços, pescoço e mandíbula. Possível falta de ar. (A dor espalha-se para os ombros, pescoço ou braços);


ü  A dor no peito vem acompanhada de tonturas, suor, náusea, respiração curta ou falta de ar e sensação de plenitude gástrica;

ü  Os médicos alertam que nem todos estes sintomas ocorrem em cada ataque. Algumas vezes podem ir e voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário